Pesquisa da Serasa revela que crise não afetará vendas para o Dia das Crianças

10/10/2008 - 16h10

Da Agência Brasil
Brasília - A crise financeirainternacional não deve prejudicar o faturamento do comérciopara o Dia das Crianças. De acordo com a pesquisa PerspectivaEmpresarial para o Dia das Crianças 2008, da Serasa, apesar dacrise o comércio registrará um crescimento expressivonas vendas do varejo, em relação ao mesmo períodode 2007. Os empresários não perderam a expectativadevido a proximidade do pagamento da primeira parcela do 13°salário, segundo o estudo. O assessor Econômico daSerasa Carlos Henrique de Almeida explicou que mais brasileirosentraram para o mercado formal de trabalho, “e isso significa que onúmero de consumidores e o poder de compra aumentou”. Asopções de pagamento como o crediário e oparcelamento das compras, com o cartão de crédito,também são fatores que contribuem para o movimento naslojas. Ainda de acordo com aSerasa, o Dia das Crianças é próximo da primeiraparcela do 13° salário, e assim os lojistas farãode tudo para facilitar o pagamento. A pesquisa aponta que 52% dosempresários acreditam em aumento de vendas, 40% emestabilidade e 8% em queda. A alta do dólar não assustaos lojistas e o setor mais otimista é o de brinquedos, queespera expansão de 61% nas vendas, seguido pelos jogoseletrônicos e celulares.A AssociaçãoBrasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) registrou umaumento de 8% nas vendas para o Dia das Crianças. Para o presidente daentidade, Synésio Batista da Costa, o setor não foiafetado pela crise, pois os pedidos de brinquedos já tinhamsido feitos e com isso não houve repasse nos preçospara o consumidor. Para o Natal, Synésio Batista acreditaque os produtos sejam reajustados em 9%, devido ao aumento damatéria-prima. Os fabricantesapostaram nas vendas com a criação de 900 novosbrinquedos para o Dia das Crianças, e para o Natal serãolançados mais 400 brinquedos, para atrair o consumidor. A Abrinq projeta umfaturamento de R$ 2,5 bilhões no Dia das Crianças e noNatal, frente a R$ 2,2 bilhões em 2007. O presidente daAbrinq explica que “quando as vendas da Semana da Criançatêm um bom desempenho, o Natal também é bom, jáque a sazonalidade do setor concentra 70% do negócio nosegundo semestre”.