Pesquisa revela que mercado de medicamentos genéricos cresce no país

03/09/2008 - 18h49

Da Agência Brasil

Brasília - Uma pesquisa daAssociação Brasileira das Indústrias deMedicamentos Genéricos (Pró Genéricos) revelouque de 2001 a 2008, a venda desse tipo de medicamento proporcionouuma economia de R$ 8,8 bilhões aos consumidores. Osmedicamentos genéricos custam, em média, 35% a menosque os tradicionais, os de referência. De acordo com apesquisa, no primeiro semestre desse ano o mercado de genéricocresceu 15% em volume em relação ao mesmo períododo ano passado, e as vendas deram um salto de 4,5% no primeirosemestre, também comparada ao primeiro semestre de 2007.O vice-presidente daassociação, Odinir Finotti, afirmou em entrevista à Rádio Nacional deBrasília, que de cada 100 medicamentos consumidos no Brasil,17 são genéricos. “Ou seja, 17% das vendas demedicamentos são genéricos. É uma participaçãocrescente a cada ano. O mercado genérico cresce trêsvezes mais rápido do que o mercado farmacêutico como umtodo. As pessoas estão adotando cada vez mais o genéricocomo alternativa para tratar os seus problemas de saúde”,disse.Segundo Odinir, hoje os medicamentos genéricoscustam em torno de 50% menos que os de marca. “De acordo com alegislação, tem que ser no mínimo 35% maisbarato, mas devido a grande oferta que existe entre os medicamentosgenéricos, esses preços chegam a ficar até 50%mais baixos. Tem casos onde os preços são 85% maisbaixo que os produtos de marca”.Ele admitiu que énormal as pessoas terem uma certa preocupação com aeficácia e segurança dos medicamentos genéricos.“Tudo o que énovidade, e se tratando de saúde pública e bem-estardas pessoas, gera uma certa preocupação. Os própriosnúmeros do consumo de medicamentos genéricos mostramque preocupação praticamente não existe mais”,disse.Odinir disse que oslaboratórios de marca trabalham também com medicamentosgenéricos. “O medicamento genérico passa a ser umaunidade dentro dos próprios laboratórios. [Oslaboratórios] Utilizam toda a experiência e oconhecimento para poder produzir também o genérico. Éuma tendência, tem marcas e genéricos”.