Procon autua agências do Banco do Brasil por demora no atendimento

01/09/2008 - 19h05

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Procon do DistritoFederal autuou hoje (1º) cinco agências do Banco do Brasil porfazerem os clientes esperarem mais de 30 minutos na fila paraatendimento no caixa. De acordo com Ildecer,o tempo de espera previsto em lei normalmente é de no máximo20 minutos, em dias normais. Nos primeiros dias do mês, quandosão creditados os pagamentos e vencem as contas dasconcessionárias de serviços, ou após os feriadosprolongados, a tolerância para a espera na fila é de nomáximo 30 minutos. O Código de Defesa do Consumidorprevê multa aos bancos que não oferecerem bomatendimento, que vai de R$ 212 a R$ 3,193 milhões. O valor éestipulado de acordo com o patrimônio da instituiçãoe o grau de prejuízo ao consumidor. Ildecer Amorim disseque apesar do primeiro dia do mês de ser um dia típicode muito movimento, os bancos podem lançar mão daalternativa de oferecer senhas fixando o horário para osclientes, sem prejuízo do funcionamento normal dos caixas.A diretora do órgão,Ildecer Amorim, informou que há três meses também autuououtras agências do BB pela demora excessiva no atendimento aosclientes.Asinstituições autuadas podem recorrer ao Conselho doProcon, e em última instância às varas cíveis.