Ivan Richard, Iolando Lourenço, Priscilla Mazenotti e Marcos Chagas*
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - Desafogaro atendimento dos hospitais de emergência, construindo dez novosposto de atendimento, é uma das principais propostas dodeputado federal OnyxLorenzoni, candidato do Democratas à Prefeitura de Porto Alegre. Ex-presidente da Associação Nacional deClínicos Veterinários de Animais de Pequeno Porte(Anclivepa), deputado estadual duas vezes e federal no segundomandato, Onyx promete também criar o “bolsa creche”, ampliar ocontingente da Brigada Militar da capital e elevar o Índice deDesenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dosalunos porto-alegrenses.
Àfrente da coligação Porto Futuro Alegre (DEM-PP-PSC),Onyx Lorenzoni é o entrevistado de hoje (28) na série dematérias especiais da Agência Brasil. Amanhã (29), será a vez de Luciana Genro (PSOL), seguindo-se Manuela D'Ávila, no sábado (30); José Fogaça (PMDB), no domingo (31); e Vera Justina (PSTU), na segunda-feira (1º de setembro).
ParaLorenzoni, as filas são o principal problema enfrentado pelosporto-alegrenses na área de saúde. E isso ocorre,segundo ele, pela pouca confiança da populaçãono atendimento básico de saúde, que acaba superlotandoos hospitais de emergência. Ele prometeu construir mais postosde atendimento e equipar melhor os hospitais.
“Paraenfrentar essa dificuldade, temos gastos anuais em Porto Alegre daordem de R$ 758 milhões. Então, o problema, na nossaavaliação, não é só financeiro.Pretendemos construir dez postos de atendimento. Eles irãoatender à demanda do atendimento de saúde e seriam compostospor uma equipe básica de dois clínicos, dois pediatras,um cardiologista e um ginecologista, acompanhados de um laboratóriode análises”, disse Lorenzoni.
Outraproposta, é dividir Porto Alegre em várias regiõesde atendimento. “Porto Alegre tem 1,5 milhão de habitantes.Dividiríamos a cidade de forma que, em cada uma dessas unidades, cada posto de atendimento ficaria responsável por 150 milhabitantes da cidade”, afirmou o democrata.
Paraeducação, se for eleito, Onyx pretende elevar o Idebdos alunos da capital gaúcha, hoje com nota 3,3 , investindo naeducação em tempo integral (a média nacional do Ideb atingiu a nota 4,2). “O que precisamos éde um adequado gerenciamento, para permitir que as criançaspermaneçam oito horas do dia dentro da escola. As que têmaula de manhã, terão aulas de reforços,atividades esportivas no turno contrário e as que tiveram aulaà tarde, terão essas atividades pela manhã, comcafé da manhã, almoço e jantar para todas as crianças. Ouseja, as crianças estariam plenamente atendidas epermaneceriam algo em torno de oito horas dentro das escolas,o que dáum número grande na formação, tanto no aspecto doconteúdo, quanto no aspecto da construção decidadania”, completou o candidato.
Aindana educação, Onyx prometeu também criar a “bolsacreche”, que seria paga às mães de criançascom até cinco anos. “O atendimento da prefeitura de PortoAlegre [em creches] é muito pequeno. As creches existentesatendem menos de 5 mil crianças e em conveniadas sãomais 9 mil beneficiados. Estima-se que, em Porto Alegre, háalgo entre 40 e 50 mil crianças de zero a 5 anos. A nossaproposta é a criação da 'bolsa creche', que seriarepassada à mãe trabalhadora, permitindo que ela colocasse seufilho ou numa creche próxima à sua casa ou próximaao seu local de trabalho”.
SegundoOnyx, apesar da segurança ser uma atribuição doEstado e não do município, os prefeitos precisam terresponsabilidade na promoção da segurançapública. “Desde 2004, quando concorri à prefeitura,defendo que o prefeito tenha protagonismo nesse aspecto. Aqui, aguarda municipal tem um efetivo pequeno, de apenas 500 homens, epretendemos ampliar para 1.500, em dois anos. Vamos criar uma academiada guarda municipal para capacitar e preparar adequadamente os nossosagentes e eles trabalharão naquilo que é umacompetência das guardas municipais, o patrulhamento preventivo.que é feito nos parques e praças do própriomunicípio”.
Notransporte público, Onyx pretende construir dois grandeseixos, norte e sul, que “fariam no desenho da cidade as duas pernasde um grande H e as conexões dessas duas pernas construídasentre os dois eixos, norte e sul, que seriam as transversais,redistribuiriam todo o fluxo da cidade, melhorando de maneirasignificativa a acessibilidade e mobilidade urbana”.
Mesmoelogiando o atual sistema de transporte coletivo de Porto Alegre,Onyx vê a necessidade do plano de construção dometrô sair do papel. “A Prefeitura de Porto Alegre tem umorçamento para o próximo ano de R$ 3,2 bilhões.É um orçamento importante e, dentro dele, um bom gestorpode fazer muitas coisas. Independente disso, tenho comocaracterística ser um bom negociador e também sabercompor interesses das questões doutrinárias ouideológicas. Provei de maneira clara ao país quandoeste ano, como presidente da Comissão de Agricultura, pudeajudar de maneira decisiva nos entendimentos que viabilizaram arenegociação das dívidas dos produtores rurais”. Emrelação ao saneamento básico, Onyx prometeelevar o índice de tratamento de esgoto da cidade dos atuais30% para 70%.