Programas feitos pelos Pontos de Cultura passam a ser transmitidos na TV pública

19/08/2008 - 18h32

Morillo Carvalho
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Um pedreiro que, fora do horário do trabalho, se veste de mulher. Foi com essa pequena história que entrou no ar ontem (18) uma série de 60 micro-narrativas em vídeos de até três minutos, produzidas pelos Pontos de Cultura – pequenos centros comunitários de produção cultural, financiados pelo Ministério da Cultura –, nos intervalos da programação da TV Brasil.Por três semanas, quatro novos interprogramas estreiam na programação da emissora, todos os dias, no programa Atitude.com, voltado ao público jovem, às 18h. A partir da estréia, passam a ser veiculados por toda a programação. A ação foi possível por meio de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).“O que é muito interessante é que a realização foi feita por uma cadeia produtiva de audiovisual, o que muda muito a cara dessas pecinhas, pois são as pessoas falando delas mesmas. De uma certa forma, é uma 'reforma agrária' do audiovisual”, defende a gerente regional de Brasília da diretoria de Programação e Conteúdo, Tânia Arraya.Tânia foi a responsável pela coordenação do projeto. Ela explicou que, como a TV Brasil é pública, o espaço que será destinado à interprogramação é o mesmo que, nas emissoras comerciais, é destinado à publicidade – que não é permitida na TV Brasil, a não ser na forma de apoio institucional.“Os Pontos são uma grande rede, há cerca de 800. Destes, cerca de 70 fazem produção audiovisual. Com isso, ao mesmo tempo em que o projeto permite que a produção deles seja vista, fortalecemos a inter-programação da TV Brasil, já que a nossa idéia é que ela seja bem forte”, detalhou.Ao longo das três semanas de estréias, os vídeos foram agrupados por temas. Ontem, foi sexualidade. De hoje em diante, os temas são: “O sonho do sul maravilha”, “De médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco”, “Tamos junto e misturado!” e assim por diante. As narrativas são construídas das mais diversas formas: animação, documentário e inúmeras técnicas de audiovisual.Após essa primeira série, chamada de Ponto Brasil, a idéia é que um novo convênio entre a EBC e o Ministério da Cultura seja firmado para uma nova série. Essa, que será batizada de “Pontos em Conexão”, vai oferecer capacitação em audiovisual aos realizadores dos Pontos, para produzirem 26 programas de 26 minutos. De acordo com Tânia, este novo convênio deve ocorrer em breve.