Ibama vai trazer de volta a Brasília animais que sumiram de circo após fiscalização

19/08/2008 - 19h17

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Cincoelefantes e um rinoceronte, que haviam desaparecido do circo LeCirque, após autuação do Instituto Brasileiro doMeio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pormaus-tratos, serão trazidos de volta a Brasília, localda fiscalização. Os animais foram encontrados pelaPolícia Rodoviária Federal (PRF) ontem (18) na BR-163rumo a Campo Grande (MS).

O Ibamaainda não tem previsão de data para a chegada dosanimais a Brasília. De acordo com o órgão, osbichos estavam sendo transportados em quatro carretasdescaracterizadas. Ao serem abordados pela PRF, os motoristas nãoapresentaram a Guia de Transporte Animal (GTA ) e o Atestado deSanidade Veterinário, exigidos por lei, e alegaram que osanimais pertenciam ao Circo Portugal.

Segundo oIbama, o Circo Portugal, instalado em Anápolis (GO), nãopossui elefantes ou rinocerontes e os animais são, de fato, doLe Cirque. Após a Operação Arca de Noé,que verificou os maus-tratos, os bichos não puderam serretirados do circo pelo Ibama, por uma decisão liminar quegarantiu a posse aos donos do estabelecimento.

Outradecisão da Justiça derrubou a liminar e garantiu aoIbama um mandado de busca e apreensão dos bichos. Ao chegar aolocal para cumprir o mandado no último sábado (16), osagentes foram surpreendidos pelo sumiço dos animais.