Encontro é oportunidade para fortalecer relações Brasil-Argentina, diz chanceler

04/08/2008 - 6h54

Paula Laboissière
Enviada especial
Buenos Aires - O ministro argentino de RelaçõesExteriores, Jorge Taiana, afirmou ontem (3) que a visita de Estado dopresidente Luiz Inácio Lula da Silva à nação vizinha é importante, sobretudo,por vir acompanhada de uma proposta empresarial que une os dois países.

Lula chegou a Buenos Aires noinício da noite de ontem. Ele participa hoje (4) da cerimônia de abertura de um encontro empresarial com representantes dos dos dois países. A comitiva de 264 empresários brasileiros que acompanha Lula na viagem deve se juntar aos 100 participantes do seminário Argentina-Brasil: uma Aliança ProdutivaChave, a partir das 10h.

Enquanto aguardava a chegada dolíder brasileiro no aeroporto da capital argentina, Jorge Taiana ressaltou que ainiciativa de um encontro de Lula com a presidente da Argentina,Cristina Kirchner, possibilita o fortalecimento das relações entre os dois países.

“Acreditamos que, nos colocandoem contato um com o outro, facilitando a informação e ajudando a interligardois extremos, muitas oportunidades de empreendimento comum e dedesenvolvimento podem surgir”.

O chanceler argentino lembrou queo encontro, bem como a iniciativa do setor empresarial, já haviam sidodiscutidos anteriormente – durante a Cúpula de Chefes de Estado da América doSul e também durante as negociações da Rodada Doha, na Organização Mundial doComércio (OMC).

“É uma oportunidade muito boapara que o objetivo de fortalecer as relações se torne comum”.

Sobre as negociações da Rodada Doha,ele afirma que Argentina e Brasil “não partilham a mesma opinião” no quediz respeito a assuntos comerciais mas que os temas são “complexos” e devemsofrer alterações.Taiana evitou falar sobre um possível encontro de Lula e Cristina Kirchner com o o presidente daVenezuela, Hugo Chávez, em solo argentino. Há previsão de que Chávez chegue a Buenos Aires para diálogo com a líder argentina amanhã.De acordo com o chanceler, o governo argentino ainda está “checando horários”.