Agência Brasil
Brasília - Especialistas,pesquisadores, professores e representantes do governo e da sociedadecivil começam a discutir amanhã (5) alternativas paraprodução de alimentos e outros desafios da produçãoagrícola nacional em encontro organizado pela CompanhiaNacional de Abastecimento (Conab), que vai até quarta-feira (6).
A crisemundial de produção de alimentos, com repercussõesinflacionárias, e a possibilidade de escassez de oferta serãoalguns dos temas principais dos debates, que reunirão pesquisadores de instituições como Empresa Brasileirade Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Brasil,Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e das universidadesfederais do Paraná (UFPR) e de Brasília (UnB).
Noprimeiro dia, serão discutidos os preços dos alimentos,o abastecimento agrícola e a relação entreagroenergia e alimentos, com destaque para produção debiocombustíveis, alvos frequentes de críticasinternacionais por causa possibilidade de concorrência com aprodução de gêneros alimentícios.
Aprogramação da quarta-feira inclui debates sobresegurança alimentar e nutricional e as dificuldades de acessoa insumos e logística como fatores que restringem o aumento daprodução.
Oencontro será realizado no auditório da sede daestatal, em Brasília. As inscrições ainda estãoabertas pelo endereçoeletrônico sugof@conab.gov.br .