Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Uma pane no sistema detransmissão de dados e acesso à internet daempresa de telefonia Telefonica causou problemas em váriosórgãos públicos, bancos, empresas particulares eresidências em todo o estado de São Paulo. Quem tentou, porexemplo, obter uma carteira de identidade em algum dos quatro postosdo Poupatempo (postos de atendimento que oferecem à populaçãomais de 400 serviços públicos diferentes) na capital ounas cidades de Ribeirão Preto, Campinas, Bauru e SãoJosé dos Campos, não pôde ser atendido. Ainda não háprevisão de quando o problema será solucionado. ATelefonica orienta à população que liguena central de atendimento 0800 772 3633 antes de procurarpessoalmente alguns dos postos de atendimento.De acordo com aSecretaria de Segurança Pública, as delegacias depolícia de todo o estado registraram problemas desde a noite àontem (2), o que impediu o registro de boletins de ocorrência. A pane tambémafetou 170 das 900 lotéricas da capital, cujos sistemas estãofora do ar ou intermitente desde à noite de ontem. Para solucionar oproblema, a Caixa contratou uma empresa para fazer a transmissãode dados até que o problema com a rede seja resolvido pelaTelefonica. Segundo a assessoria deimprensa da Caixa, a pane não afetou nenhuma agência outerminais de auto-atendimento da capital.As 178 agênciasdo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o estado tambémregistraram problemas, o que dificultou o atendimento de pessoas quebuscavam uma simples informação ou que passariam poruma perícia médica. Só na capital, sãoatendidas diariamente de mil a 1.200 pessoas. Já a Companhiade Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp),responsável pela rede de comunicação do governo,informou que a rede encontra-se indisponível em cerca de 50%de seus links de acesso. Em nota, a Prodespreclama ter solicitado uma posição oficial daTelefonica sobre a solução do problema, o queainda não ocorreu. Na tarde de hoje, aFundação Procon - de defesa do consumidor - notificou aempresa Telefonica pedindo esclarecimentos sobre a pane nosistema que prejudicou inclusive o próprio órgão,que na capital presta atendimento nos postos do Poupatempo. A Telefonica tem24 horas para fornecer os esclarecimentos e informar como pretenderessarcir ou indenizar o consumidor que tenha sido prejudicado pelapane. Em nota, a Telefonicainformou que desde a tarde de ontem “uma ocorrência técnicaem alguns equipamentos está afetando parcialmente sua rede detransmissão de dados”, que atende a grandes empresasprivadas e órgãos da administraçãopública nos âmbitos federal, estadual e municipal. A empresa informouainda que uma equipe de engenheiros e técnicos estátrabalhando para restabelecer os serviços afetados, e queassim que dispuser de novas informações, deve fazer umnovo comunicado à imprensa, aos clientes e à opiniãopública.