Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os líderes partidários da Câmara dos Deputados deixarampara a próxima semana um acordo para escolha de projetos prioritáriospara votação no plenário da Casa até as eleições municipais de outubro.De acordo com o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS),hoje será votada uma medida provisória, a MP 429, de 2008, que concedeincentivos fiscais estimados em R$ 17 bilhões até 2011 para váriossetores da economia, como parte da nova política industrial do governo.
Fontana também afirmou que os partidos da base dogoverno apresentaram uma lista de projetos prioritários, mas que aindanão há acordo com a oposição para a votação dessas propostas.
"O Governo apresentou várias propostas paraserem votadas e um acordo parcial para votar uma MP, que retira parte dacarga tributária das exportações de máquinas e o presidente [da Câmara dos Deputados, Arlindo] Chinaglia [PT-SP] vai continuar conversando com os líderes para ver se faz um acordo mais amplo na próxima semana", disse Fontana.
Entre as projetos do governo estão a proposta deemenda à Constituição (PEC), que trata da reforma tributária, o projeto de leique estipula cotas nas universidades públicas para alunos que estudaramem escolas da rede pública de ensino e a licença maternidade de seismeses.
A lista dos projetos prioritários foi pedida pelaoposição durante a reunião de líderes na manhã de hoje. Na ocasião, o líderdo PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), afirmou que uma desobstrução dapauta, dependeria do governo apresentar uma proposta de matérias paraserem votadas até outubro.
Hoje à tarde, José Aníbal afirmou que a oposição vaiavaliar a proposta do governo. "Terça-feira [8] será feita uma nova reuniãopara chegarmos a um entendimento", disse Aníbal.
A oposição também apresentou sua lista de projetosprioritários aos líderes governistas, entre os quais está o projeto decertificação de produtos importados e projetos que tratam da reforma doCódigo de Processo Penal.