Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Pesquisa IndustrialAnual-Produto (PIA-Produto), divulgada hoje (25) pelo InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmou o óleodiesel como produto líder do ranking dos 100 maioresprodutos ou serviços industriais por valor de venda em 2006.As vendas de óleo diesel somaram R$ 42,845 bilhões noperíodo, para um total de 37,862 milhões de metroscúbicos comercializados.“Desde o inícioda pesquisa, em 1998, o óleo diesel se destaca. É oproduto que vem sempre liderando as nossas pesquisas. E ele continualíder de 2005 para 2006”, disse à AgênciaBrasil o gerente da pesquisa, João Batista de Oliveira.
A lista dos 100 maiores produtostotaliza um valor de vendas em torno de R$ 568 bilhões,equivalente a 51% das vendas registradas pela pesquisa global (R$1,117 trilhão). A relação é liderada porSão Paulo, que responde por 36,7% do montante comercializado.
Depois vêm Minas Gerais, com10,8%, e Rio de Janeiro, com 8,9%, este por conta do refino e daprodução de petróleo, informou JoãoBatista. Seguem-se Rio Grande do Sul e Paraná, com 7,9% e7,7%, respectivamente.
Depois de óleo diesel, os dezprodutos de maior valor de vendas apurados pela pesquisa do IBGE, sãoos minérios de ferro beneficiados, que subiram da terceiraposição em 2005 para segundo lugar em 2006; automóveisde 1.500 a 3.000 cilindradas; gasolina; carros populares; petróleo(que na pesquisa anterior ocupava a oitava posição);álcool; aparelhos celulares, que perdem posiçãorelativa em relação à pesquisa de 2005, quandoparticipavam no 6º lugar; açúcar cristal; ecervejas ou chope.
Os principais produtos encontradosem São Paulo em valor de vendas são óleo diesel(R$ 16,70 bilhões), automóveis entre 1.500 a 3.000cilindradas (R$ 16,21 bilhões), álcool (R$ 9,70bilhões), gasolina automotiva (R$ 9,26 bilhões), açúcarcristal (R$ 8,80 bilhões) e telefones celulares (R$ 8,13bilhões), revelou o pesquisador do IBGE.