Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A 12ª edição da bolsa de negócios de moda Fashion Business, que acontece em paralelo à Fashion Rio, deverá ter negócios realizados no mercado interno num montante de R$ 440 milhões, um incremento de 5% em relação à edição anterior, de janeiro passado.
Em relação às exportações, a expectativa é de repetir o valor registrado, na última de edição, de US$ 15,5 milhões. A Fashion Business está praticamente consolidada como a principal bolsa de negócios da América Latina.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ), que promovem o evento, patrocinaram a vinda de 40 compradores para esta edição. Outros 40 importadores estão por conta própria no evento, em busca de fechar negócios.
Os Estados Unidos continuam liderando o ranking de compradores no Fashion Business e outros começam a participar com interesse. É o caso da Austrália e da China, à procura, principalmente, de artigos da moda praia fluminense. O principal diferencial procurado pelos compradores estrangeiros no evento de moda é a criatividade brasileira, presente em artigos que usam produtos naturais, tais como sementes, cascas de árvores e peles de peixe.