Via Campesina desocupa ferrovia da Vale em Minas Gerais

12/06/2008 - 19h13

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Apósdez horas de ocupação, manifestantes da ViaCampesina, que ocuparam hoje (12) a Estrada de Ferro VitóriaMinas, da mineradora Vale, deixaram a ferrovia, por volta das 17h. Aocupação reuniu 1,5 mil trabalhadores, segundo a ViaCampesina. Para a Vale, foram 300.

Maiscedo, a Justiça Estadual da Comarca de Governador Valadaresconcedeu liminar à Vale contra os manifestantes da ViaCampesina, determinando a desocupação da estrada deferro, sob pena de multa diária de R$ 30 mil, em caso dedescumprimento da decisão.

A Estrada de Ferro Vitória Minas foi paralisada na manhãde hoje. Os manifestantes reivindicam que a empresa inicie negociaçõescom 500 famílias, que serão desalojadas pela Barragem deBaguari, que será construída pela Vale, entre os municípios deGovernador Valadares e Periquito.

De acordocom a Vale, a ocupação paralisou o transporte de 30composições, conduzidas por um trem, que transportam em média 14mil toneladas cada. A paralisação deixou sem transporte cerca de mil passageiros,que utilizam o serviço diariamente.