Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - AAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu hoje(5) o período de audiência pública sobre as cotasa que cada concessionária de distribuição deenergia terá direito em relação à energiagerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. O objetivo éreceber contribuições para possíveis mudançasna resolução normativa que estabelece as cotas-parte deItaipu para o período de 1º de janeiro de 2012 a 31 dedezembro de 2015.
Segundoa Aneel, a definição das cotas para este períodoestava prevista para ocorrer no ano que vem, mas foi antecipadapara este ano a pedido da Associação Brasileira deDistribuidores de Energia Elétrica (Abradee). As30 distribuidoras que recebem energia de Itaipu querem saber quantaenergia terão disponível antes de participar do leilãode energia nova, previsto para o dia 28 de agosto.
Apotência da Usina de Itaipu contratada pelo Brasil évendida por meio de cotas às concessionárias dedistribuição de energia elétrica do SistemaInterligado Nacional (SIN) nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste,de acordo com o mercado dessas empresas.
Ascontribuições para a consulta pública sobre a distribuição dascotas de energia de Itaipu deverão ser enviadas por escritopara a Aneel até o dia 20 de junho. O modelo de formulárioestá na página eletrônica da Agência nainternet, nolink Espaço do Empreendedor. A audiência públicaé aberta a todos os segmentos da sociedade.