Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O Procon do Paraná está realizando hoje (17), na Boca Maldita, no centro de Curitiba, uma série de atividades para marcar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março. “Como este ano a data caiu num sábado, a opção foi a de comemorar em dia útil, para possibilitar um número maior de atendimentos e orientações à população a respeito de assuntos de consumo”, explica a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro. Segundo Ivanira, durante todo o dia, fiscais do Procon, acompanhados de parceiros da Agência Nacional de Saúde (ANS), Companhia Paranaense de Energia, Departamento de Trânsito (Detran), Instituto de Pesos e Medidas e Companhia de Saneamento do Paraná, vão esclarecer dúvidas dos consumidores e usuários sobre direitos e deveres e orientar na solução de conflitos. Serão também distribuídas cartilhas sobre consumo e exemplares do Código de Defesa do Consumidor.O Procon do Paraná bateu recorde de atendimentos em 2007, desde a sua criação em 1991. De acordo com a coordenadora, foram cerca de 160 mil registros, incluindo orientações e reclamações por telefone, pessoalmente, por carta, internet etambém consultas de cadastro, além de informações direcionando o cidadão às áreas que não se referem a consumo.”Os problemas mais reclamados pela população paranaense no ano passado foram telefoniafixa, bancos, equipamento telefônico, financeiras. telefonia celular,compra e venda de veículos e cartão de crédito”, lembrou Ivanira.