Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro da Fazenda, GuidoMantega, pediu prudência diante da crise financeira internacional. Segundo ele,é importante observar se, em algum momento, a crise que tem derrubado bolsas devalores no mundo todo e provocado prejuízo aos bancos pode afetar o Brasil,embora o país esteja preparado como nunca para enfrentar as turbulências.
"O importante é que nós nuncaestivemos tão preparados para enfrentar uma crise dessa magnitude. Em outrasocasiões, já teria derrubado a economia brasileira. Essa crise começou emagosto do ano passado e nós, mesmo assim, fizemos 5,4%", disse o ministro parademonstrar que a crise externa não teve efeitos até o momento na economiabrasileira.
Em relação às contas externas,com exportações deficitárias nas últimas semanas e crescimento das importações,o ministro disse que já havia anunciado essa tendência. "Economia acelera, vocêaumenta as importações e diminui o saldo comercial. Isso vai ajudar o câmbio ",disse.
Ele lembrou que,por conta do dólar barato, há a facilidade na compra de máquinas eequipamentos e renovação do parque industrial.