Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O crescimento no Brasilcontinuará nos próximos anos, garantiu o ministro da Fazenda, Guido Mantega, aocomentar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB - a soma das riquezas produzidas no país) em 2007, que foi em 5,4%. Naavaliação do ministro o que garantirá esse ciclo de crescimento sustentável é oinvestimento e a demanda, além da inflação estabilizada.
Segundo Mantega, a geração de empregos é outro fator positivo que crescimento da economia tem trazidopara o país. "Outra virtude [do crescimento da economia] que é gera emprego e gera massa salarial. É um crescimento que se realimenta. Porquegera emprego, gera nova demanda e cria um círculo virtuoso".
Mantega falou ainda que o governo, ao anunciar oresultado do PIB acima de 5%, mostra que é possível derrubar o mito do PIBPotencial, tese segundo a qual o Brasil tinha limitações para crescer. "Se dizia, muito tempo atrás, que o PIB nãopoderia crescer mais do que 3%. Está provado que o PIB brasileiro pode crescermais do que 5%, sem gerar pressões inflacionárias", disse.