Exposição no STF mostra fotografias dos 50 anos de carreira de Gervásio Baptista

12/03/2008 - 10h05

Priscila Galvão
Da Agência Brasil
Brasília - A exposição Gervásio Baptista 50 Anos de Fotografia será inaugurada hoje (12), às 18h, no Supremo Tribunal Federal (STF), com o trabalho do fotógrafo baiano que iniciou sua carreira com 9 anos de idade. Aos 12 anos, ele foi descoberto por um cliente do laboratório fotográfico em que trabalhava e indicado para uma vaga no jornal O Estado da Bahia, onde entrou em contato com o fotojornalismo. De lá foi para os Diários Associados, trabalhou nas revistas O Cruzeiro e Manchete, onde passou a maior parte da sua carreira.

Há nove anos, Gervásio Baptista é um dos fotógrafos oficiais do STF e divide seu dia com as atividades na Agência Brasil. Além das fotos de sessões plenárias e visitas oficias, tem em seu portfólio fotos que poderiam ilustrar um almanaque da história recente da República.

Gervásio foi amigo de vários presidentes, como João Goulart, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Ele afirma que sempre foi de trabalhar muito. Da revista Manchete, foi para o Palácio do Planalto e logo para a Agência Brasil. “Por aí afora minha vida é essa, sempre calcada na fotografias. Nessa exposição do STF serão apresentada as fotos que eu fiz há 50 anos, essa é uma reminiscência da minha carreira, mostrando as coisas que eu mais retratei.”

Várias fotos ficaram bastante conhecidas e foram publicadas muitas vezes, como a do presidente Juscelino Kubitschek acenando com a cartola em frente ao Congresso Nacional no dia da inauguração de Brasília. “Essa é uma das fotos que eu considero mais interessantes na minha carreira”, afirma.

No Brasil, ele fotografou a história política da República desde Getúlio Vargas ao atual presidente, Luiz Inácio da Silva. Também cobriu a Guerra do Vietnã e a Revolução Cubana. “Uma outra foto que eu denomino que foi muito badalada foi a última que eu fiz do Tancredo Neves no Hospital de Base, além das outras que eu fiz na Guerra do Vietnã”, conta, ao destacar que cada foto de sua carreira tem um significado diferente.

Gervásio diz que o maior prêmio que ganhou na profissão foi o convite feito pela presidente do STF, Ellen Gracie, e pelo ministro Cézar Peluzzo de expor suas fotografias. “O maior prêmio que eu podia receber de fotografia foi a ministra Ellen apoiar a sugestão que deram e eu fico feliz com isso, porque se trata da presidente do Supremo Tribunal Federal do país.”

A solenidade de abertura da exposição terá a presença da ministra Ellen Gracie e está marcada para as 18h, no edifício-sede do STF, Salão dos Bustos. Os interessados em conhecer a história do fotógrafo poderão visitar a mostra a partir de amanhã (13) e durante os próximos 30 dias. Durante a semana, a visita será aberta ao público das 13h às 18h e, aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.