Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em rápida entrevista, na manhã de hoje (12), o ministroda Fazenda, Guido Mantega, afirmou que ocrescimento do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país) no ano passado representa o aumento de oferta deprodutos e serviços, com menos inflação. "Estamos acelerando o crescimento coma inflação sob controle. Também uma novidade aqui no Brasil", afirmou.
Outro ponto destacado peloministro é o resultado do PIB per capita (o total das riquezas dividido pelo número de habitantes) que cresceu 4%segundo as informações divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o ministro, esse resultado "émuito bom" porque significa que a situação da população vem melhorando.
"Se compararmos esse crescimentocom a média dos anos 50, 60 e 70 [do século passado], anos que o Brasil tinha dinamismo, crescia emmédia 7%, nós alcançamos o mesmoPIB per capita daquela época." O ministro disse também que na revisão maisaprofundada que o IBGE fará do PIB , o índice poderá ser maiordo que os 5,4% divulgados hoje.
Em rápida entrevista, na manhã de hoje (12), Mantega, afirmou que o crescimento de 5,4% do PIB em 2007, significa que a economia brasileira cresce de forma robusta e equilibrada.
"É importante salientar aqualidade desse PIB, não só o seu crescimento. Ele cresce com uma formaçãobruta de capital fixo, ou seja com os investimentos crescendo a 13,4%. É um dosmaiores crescimentos de investimento dos últimos tempos", disse Mantega.