Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Uma nova linha de apoio a empresas inovadoras deverá ser criada ainda neste ano pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, informou à Agência Brasil o chefe do Departamento de Novos Negócios, Renato Marques.
“Nós trabalhamos para criar a nova linha de apoio a essas empresas com dinheiro da Finep, sob a forma de recursos não-reembolsáveis, ou seja, as empresas não terão que pagar o financiamento", disse.
Há alguns anos, a Finep possuía uma linha reembolsável, com condições diferenciadas para apoio a projetos de inovação até o limite de R$ 150 mil por empresa. Renato Marques informou que essa linha acabou porque o custo operacional da Finep era muito alto: “E a gente não tinha recursos para poder fazer uma linha mais alta. Além disso, havia o problema de análise de crédito. Então, a gente preferiu encerrar porque operacionalmente estava complicado, e tentar agora criar uma nova linha”.
A intenção, disse Marques, é que a nova linha de crédito tenha um limite financeiro superior, podendo chegar, em alguns casos, a até R$ 500 mil por empresa. Esta linha teria por objetivo “dar um fôlego financeiro para a empresa e melhorar a capacidade de negociação com o investidor – não é para resolver os problemas da empresa”, alertou.Os recursos não-reembolsáveis visariam, nesse caso, a apoiar as empresas inovadoras até de médio porte, incluídas no Venture Forum Finep, que envolve capital de risco. Já as empresas inovadoras de pequeno porte ficam no chamado Seed Forum ou capital semente. “A gente está começando a fazer essa distinção porque o perfil do investidor é diferente”, explicou.Marques esclareceu que no Venture Forum estão as empresas de médio porte que se acham na fase de estimular seu crescimento. No Seed Forum, a Finep trabalha com empresas que estão iniciando suas atividades. A nova linha deverá trabalhar com recursos de subvenções econômicas, oriundos dos fundos setoriais.