Carnaval aumenta expectativa de vendas nos shoppings do Rio

01/02/2008 - 19h07

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A chegada do carnaval e o maior número de turistas, "especialmente nos shopping centers da orla marítima", levam a uma perspectiva de aumento em até 5% nas vendas deste mês, segundo o diretor-executivo da Associação das Empresas Lojistas em Shopping Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj), Gilberto Catran.

Em janeiro,  as vendas do setor caíram  4,2%, em comparação com igual período do ano passado. Catran atribuiu o resultado ao crédito oferecido a partir do segundo semestre: “O consumidor se endividou e não está querendo fazer novas despesas. Somam-se a  isso as despesas incidentes nos primeiros três meses do ano, como matrículas  escolares, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA). Então, há menos renda para o consumo."

O diretor-executivo da Aloserj  informou ainda que a estimativa para este ano é de elevação nas vendas em até 10%, "até em função do ano passado". Em 2007, as vendas do setor subiram 12% em relação ao ano anterior. 

Já no Saara (Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega), considerado o maior shopping a céu aberto da América Latina e localizado no centro da cidade, o carnaval  é responsável por cerca de 44% do faturamento, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio do Rio de Janeiro.

“A gente sabe que o carnaval movimenta o turismo na cidade, nos blocos, no Sambódromo. Isso é muito importante para a economia local, não só em torno da data, mas mesmo antes, com os ensaios das escolas de samba", explicou Christian Travassos, economista do Instituto.Ele destacou a ligação do carnaval com o turismo receptivo, que envolve hotéis, bares, restaurantes e lojas de lembranças (souvenirs). E citou pesquisa da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis (Abih) apontando que a data em que o carnaval é festejado teria também relação com o faturamento do comércio – quando a data é antes de 20 de fevereiro, como ocorreu em 2005 e 2007, a média de ocupação dos hotéis chega a 61,5%, mas quando o carnaval é celebrado mais para o fim do mês, como em 2004 e 2006, essa média sobe para 66,6%.Segundo Travassos, existe uma relação entre a ocupação dos hotéis e a data do carnaval, "porque o orçamento das pessoas fica mais folgado bem depois do início do ano".