Gláucia Gomes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Prepararsoldados do Exército, Marinha e Aeronáutica para voltarao mercado de trabalho depois de sair do serviço militar. Esseé o objetivo do projeto Soldado Cidadão, criado peloMinistério da Defesa. A idéia é oferecer cursosprofissionalizantes gratuitos para os jovens que prestam o serviçomilitar e deixam as ForçasArmadas. Desde que foi criado, em 2002, o projeto já beneficiou100 mil jovens.
Ocoordenador-executivo do projeto Soldado Cidadão, coronelRicardo Magalhães, diz que a expectativa é formar cercade 20,4 mil jovens em 2008. Segundo ele, a participaçãoé aberta a soldados de todo o país.
“Esseprojeto teve início no Rio de Janeiro. Em2002, ele era restrito ao Exército e somente ao Rio deJaneiro. Em 2003, nós lançamos um projeto piloto e foiestendido para mais nove estados. A partirde 2004, ele passa a abranger todo o território nacional.Hoje, ele é realizado em todos os estados daFederação, os 26 mais o Distrito Federal”, garantiu.
Osoldado da Aeronáutica, Dyego Ribeiro Alquimin, terminou ocurso no último mês de dezembro. Ele diz que recebeu orientaçõessobre as exigências do mercado de trabalho e acreditaque com a oportunidade vai ser mais fácil arranjar um emprego.
“Ocurso que eu fiz, que é área administrativa, pelo queeu consigo ver aqui fora é uma área que precisa muitode mão-de-obra qualificada. Lógico que eu vou ter queme especializar e me qualificar mais e mais para entrar no mercado detrabalho que está muito concorrido hoje em dia.”
Paraparticipar do projeto, os militares precisam estar no últimoou penúltimo ano de engajamento ou prorrogaçãode tempo de serviço na organização militar. Oscursos são ministrados em parceria com entidades públicase privadas e abrangem diversas áreas como construçãocivil, comércio, informática, eletricidade,telecomunicações, mecânica, alimentaçãoe saúde. Os interessados devem procurar o representante doprograma em cada corporação.