Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Ocrescimento do número de alunos que ingressaram no ensinomédio é um dos destaques apontados pelo Relatóriode Monitoramento Global do Educação para Todos(EPT), apresentado ontem (29) pela Organização dasNações Unidas para a Educação, a Ciênciae a Cultura (Unesco). Segundo o relatório, em 2005, havia 59 milhões de estudantes matriculados em escolas de ensino médio em países daAmérica Latina e Caribe, o que representa aumento de 5,5 milhões no número de alunos (10%) desde 1999.
Aavaliação da Unesco é de que os índicesde participação dos alunos no ensino médioaumentaram significativamente, sobretudo no início dos anos90. O cálculo é de que mais de dois terços dosalunos em idade escolar que residem nos 28 países pesquisadosforam matriculados no ensino médio.
Orelatório destaca que a média de participaçãodos alunos no ensino médio aumentou em 23 países.Nações como Belize, Costa Rica, Guatemala e Venezuelaapresentaram os maiores índices, com crescimento acima de 30%. A Unescoclassifica de “compulsória” a participaçãode alunos nos primeiros anos do ensino médio em 90% dos paísespesquisados.
O aumentoda participação efetiva no ensino médio reveloureflexos também no ensino superior. O relatórioregistra que 15 milhões de alunos da AméricaLatina e Caribe ingressaram no ensino superior em 2005, cerca de 5milhões a mais do que em 1999.
A maioriadas novas instituições de ensino superior surgiu empaíses populosos, como é o caso do Brasil O paísregistrou acréscimo de quase 2 milhões de alunos emrelação a 1999. Em nações como Trinidad eTobago e Cuba, os índices de ingresso ao nível superiormais do que dobraram durante o mesmo período.
Entretanto,o relatório da Unesco alerta que, apesar da expansão nosetor de educação superior, uma parcela relativamentepequena da população com idade para cursar esse nível naAmérica Latina e Caribe tem acesso às instituições que oferecem esse tipo de ensino nos países pesquisados.