Em seis anos, número de atendimentos da ouvidoria da Câmara cresceu mais de cinco vezes

29/11/2007 - 16h02

Clara Mousinho
Da Agência Brasil
Brasília - Entre janeiro e outubro deste ano, 7,7 mil atendimentos foram feitos pela Ouvidoria da Câmara dos Deputados. Criada em 2001, a ouvidoria ampliou sua atuação e aumentou em mais de 5 vezes o número de atendimentos que, no ano de início das atividades, foi de 1,4 mil. Os dados com relação ao crescimento foram divulgados hoje (29) durante o 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Parlamentares. O ouvidor da Câmara, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), afirmou que o órgão atua como um canal direto entre a Câmara dos Deputados e asociedade. “A ouvidoria tem a função de defender a sociedade e não aCasa”, argumentou. Hoje,no Brasil, apenas as Assembléias Legislativas de nove estados,além da Câmara Legislativa do Distrito Federal, possuemouvidorias. Entre as Câmaras Municipais, o número éainda menor: apenas seis capitais têm ouvidores.De acordo com o ouvidor da Câmara dos Deputados, os tipos deatendimento mais comuns são solicitações, reclamações e pedidos deinformações e os assuntos mais questionados são processo legislativo,atuação dos deputados e o funcionamento da Casa.  SegundoSampaio, todas as ocorrências são respondidas. As consultas simples, em48 horas e as mais complexas, em um prazo de até 30 dias. A ouvidora da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), Adriana Alvim Barreiro, afirmou que a área é importante porque promove um diálogo entre o cidadão e a instituição. “Ouvidoria é um espaço de escuta e de comunicaçãodisponibilizado a todo cidadão. A importância é destacável pelo fatode ela promover o diálogo e institucionalizar a comunicação. Por meio dessacomunicação é possível que a instituição possa melhorar suas práticas esua administração”.Adriana disse que a ouvidoria pode ajudar nas questões de gestão uma vez que ela faz um panorama sobre a situação da entidade.“A ouvidoria permite um diagnóstico muitofidedigno, porque quando as pessoas procuram a ouvidoria é uma buscaespontânea. Isso é uma ferramenta de gestão. Os dados são um espelho decomo está a instituição e em que ela pode melhorar”, acrescentouAdriana.O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara dos Deputados pelo endereço eletrônico: ouvidoria.parlamentar@camara.gov.br ou pelo telefone (61) 3215-8502.