Petterson Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A manutenção necessária nas aeronaves de empresas de táxi aéreo ouoperadores privados, como o Learjet A35 da empresa Texdar que caiudomingo (4), éde responsabilidade dos proprietários. A informação é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que, por meio da assessoria de comunicação, divulgou que as manutenções devem ser feitas por empresas homologadas pela agência. O vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral(Abag), Adalberto Febeliano, explicou que as manutenções nas aeronaves sãodiferentes das que são feitas em carros. Segundo ele, todo o processo deinspeção é feito de forma documental e há um registro com todohistórico realizado. “Cada aeronave tem pelo menos duascadernetas. É um livro que o preenchimento é obrigatório e é onde se registratodos vôos e onde se registra toda manutenção que é feita no avião. Não se faznenhuma manutenção sem o registro na caderneta.”
O representante daAbag disse que é obrigatório o arquivo da caderneta durante dez anos, segundoele, tempo mais do que suficiente para fiscalização. “A qualquer momento setem como rastrear as manutenções a partir da caderneta”.A fiscalização dessas aeronaves e da manutenção realizada é de responsabilidade da Anac. Segundo informações daprópria agência, essa fiscalização é feita tanto porinspeções programadas quanto não programadas.