Parceria entre Apex e fabricantes de máquinas pretende ampliar exportações em 15% até 2010

25/10/2007 - 16h04

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) assinaram hoje (25) em São Paulo um acordo que pretende ampliar as exportações de bens de capital brasileiros em cerca de 15% até junho de 2010.Chamado de Projeto Setorial Integrado (PSI) Máquinas e Equipamentos 2007–2009, o acordo tem o objetivo de promover a indústria de máquinas no exterior. Com a divulgação fora do país, o setor espera aumentar as exportações de US$ 123,5 milhões no ano passado para US$ 142 milhões ao final do primeiro semestre de 2010.A expectativa é que a iniciativa renda ao setor cerca de R$ 17,2 milhões em novos negócios. O programa também prevê a inclusão de pelo menos 42 empresas, que se juntarão às 74 que fazem parte do PSI. “O segmento de máquinas e equipamentos é extremamente importante para que se trabalhe o complexo produtivo”, disse o presidente da Apex, Alessandro Teixeira.Entre as ações previstas, estão oito reuniões pré-agendadas entre fabricantes brasileiros e importadores e representantes de empresas estrangeiras e oito missões empresariais para encontros com compradores no exterior. Por trás disso, estará uma campanha de marketing para o setor. “O ponto fundamental é o fortalecimento da imagem do setor por meio de campanhas publicitárias”, explicou Teixeira.O PSI também prevê a isenção de custos no aluguel e na montagem de estande em 21 feiras realizadas no exterior. O programa inclui ainda, segundo Teixeira, a conquista de mercados ainda não-explorados, como Ásia e África.Para Teixeira, a parceria traz a possibilidade de conhecimento do mercado brasileiro por parte dos outros países e a possibilidade de auxiliar as empresas a negociar com o mercado internacional. Na avaliação dele, um dos principais ganhos para os participantes do programa será a redução dos custos de divulgação. “Uma empresa sozinha gastaria muito mais para fazer essa divulgação no exterior”, ressaltou.Desde 2000, a Abimaq desenvolve projetos em conjunto com a Apex. Segundo o presidente da Abimaq, Luiz Auberti Neto, o PSI é o maior dos 16 programas já firmados pela entidade com a Apex. “Esse projeto é o maior, mas esperamos que outros maiores venham. É projeto da Abimaq aumentar a competitividade das nossas empresas na parte de exportação”, declarou.