Felipe Linhares
Da Agência Brasil
Brasília - Até o fim deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vaientregar dez agências novas à população, com o objetivo de melhorar aqualidade de atendimento e agilizar o andamento dos processos. Também serão contratados mais 250 médicosperitos para ajudar no atendimento. As medidas fazem parte do Planode Ações Prioritárias do Ministério daPrevidência Social.Atualmente existem 1.163 agências da Previdência Social e, até junho de2008, todas vão receber equipamentos de segurança como:detectores de metais e campainhas de alarme nas salas de perícia. O INSS também vai ampliar o serviço desegurança física, com a contratação de mais 300 vigilantes.Para agilizar a liberação dos processos, foram criados grupos de trabalhoe ampliada a jornada dos funcionários envolvidos com o setor. De abril a agosto deste ano, 24,8% dos 470 mil processosque estavam travados já foram analisados e encaminhados. Deacordo com o diretor de Atendimento Substituto do INSS, EvandroDiniz, a meta é que a partir do ano que vem os requerimentossejam analisados no prazo máximo que a lei determina, 45 dias.Outra medida emandamento é a Central de Atendimento do INSS, que recebe cerca de sete milhões de ligaçõespor mês. “A central foi ampliada e pode fazer até10 milhões de atendimentos por mês. Ela ajudou a reduziras filas e também fez com que os segurados nãoperdessem tempo para ir às agências tirar dúvidassimples”, diz o diretor. A central funciona de segunda a sábadopelo telefone 135. O segurado pode tirar dúvidas, fazer agendamentos, denúncias ereclamações.Segundo Diniz, atéo final do ano também serão entregues agências daPrevidência Social especializadas em benefícios porincapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença), o que vai agilizar ainda mais o atendimento, já que os pedidos desse tipo de benefício representam 60% dosnovos requerimentos.