Falha de equipamento foi preponderante para o acidente, diz relator da CPI

01/08/2007 - 0h52

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), afirmou, depois de ouvir o diálogo dos 12 minutos antes doacidente com o avião da TAM, que ficou claro que houve falhade equipamento.“Está claroque eles não conseguiram frear nem tentaram arremeter. Não descartaria nenhuma hipótese,mas a falha nos equipamentos foi maior e preponderante para oacidente do que a falha humana. Temos informações dacaixa-preta que precisam ser analisadas”, disse.Antes da leitura dos diálogos, eleadvertiu os parlamentares de que as revelações eram chocantes. “O quadro aqui é muito chocante, principalmente a parte final,quando os pilotos identificaram que já não tinham maiso que fazer”.O deputado MiguelMartini (PHS-MG), que é controlador de vôo, explicou quenormalmente o avião tem quatro tipos de freio: doisaerodinâmicos que são o spoiler - a aba que abreem cima da asa do avião, que a gravação mostraque não estava funcionando; os flaps – as abas quese abrem na parte de baixo da asa; o freio mecânico e o reverso, instalado naturbina, que no Airbus só funcionava o da esquerda.Segundo o deputado,além disso, a pista de Congonhas é curta e estavaescorregadia por causa da chuva. Portanto, ele acha que nãohouve falha do piloto, houve falha do equipamento. “Naquelaconfiguração de pista curta e molhada, vocêprecisava de dois reversos, spoiler e freio mecânico”.