Passageiros reclamam de falta de informações no aeroporto de Guarulhos

03/07/2007 - 16h35

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - A falta de informações e a demora das companhias aéreas para prestar esclarecimentos causaram indignação nos passageiros que tiveram vôos remarcados na manhã de hoje (3) no Aeroporto Internacional de Guarulhos.A estudante Juliana Mariño chegou às 8 horas no aeroporto para embarcar às 10 horas o Paraguai, junto com a amiga Melina Domingos. Esperaram uma hora e meia na fila e, ao chegar ao balcão de embarque, foram informadas que o vôo havia sido preenchido com passageiros de outra partida cancelada anteriormente.“Vamos embarcar só às 10 horas da noite. A companhia informou apenas que cederá um crédito no cartão de fidelidade", disse. "Estou com raiva porque fiquei uma hora e meia na fila para ser informada só agora. Ninguém veio até nós para dizer nada”.O comprador Eli Novaes, que tentava embarcar para Salvador junto com a esposa e a filha de quatro anos, esperou na fila por mais de uma hora para então ser informado que seu vôo, previsto para decolar às 11 horas, já estava cheio. De acordo com ele, a empresa transferiu seu vôo para outra companhia, e a previsão era de embarcar às 15 horas.“Eles não passam informação alguma, apenas falam que o vôo está cheio, que temos que esperar ou aceitar outro vôo que também vai atrasar. Nem o motivo do atraso eles informaram”.A comerciante Kátia Sena chegou de Manaus às 20 horas de ontem. Deveria pegar um vôo para Vitória às 21h15, mas às 22 horas ela, o marido e o filho de três anos foram encaminhados para a aeronave onde ficaram por cinco horas. “Às três horas da manhã disseram que o vôo tinha sido cancelado, que tínhamos que desembarcar, pegar as bagagens e que a companhia ia garantir hotel e transporte”. Ela e a família voltaram às 11 horas para o aeroporto, mas compraram passagens novas de outra companhia, com previsão de partida para 15 horas, com escala no Rio de Janeiro. Segundo Kátia, a família optou por comprar outras passagens porque não acreditava que chegaria hoje em Vitória. “O vôo em que viemos não tem condição, porque além de não ter vaga, está previsto para 16h40 com escala”.Kátia reclamou da falta de informação e do descaso com as pessoas e as bagagens. “Nossas coisas foram tratadas como lixo. Comprei uma mala para o meu filho e ela está toda arrebentada. Eles misturaram todas as malas de todos os vôos cancelados naquele período. Era gente caindo por cima das malas e não tinha um funcionário para dar informação”.