Estudo defende políticas de informatização nas escolas públicas para promover inclusão digital

03/07/2007 - 17h20

Gláucia Gomes
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As escolas públicas brasileiras precisam de políticas de informatização fortes parareduzir a exclusão e criar uma cultura digital nas entre os estudantes. A constatação é do estudo Lápis, Borracha e Teclado – Tecnologia daInformação na Educação – Brasil eAmérica Latina, divulgado hoje (3) pelaRede de Informação Tecnológica Latino Americana(RITLA), em parceria com o Ministério da Educaçãoe o Instituto Sangari.

Oestudo se baseou em informações sobre a situaçãodas Tecnologias da Informação e da Comunicaçãono Brasil (TIC), na América Latina e no mundo, para saber asdiferenças entre as pessoas que têm e as que nãotêm acesso à informática e à internet, especialmente naeducação.

Deacordo com o levantamento, dos 162 países pesquisados, oBrasil aparece em 49º lugar, com 16 computadorespara cada 100 habitantes - a Suíça está em primeirolugar, com 86 para cada grupo de 100. Entre os países da América Latina, aCosta Rica aparece à frente do Brasil, em 33º lugar, com 23 computadores para cada 100 habitantes.

Parao coordenador da pesquisa, Júlio Jacobo, o governo precisapromover o acesso das pessoasque têm menos recursos aos centros públicos gratuitos de informática. Ele ressalta que a criaçãodesses centros deve fazer parte de uma política socialpública.

“Ogoverno sabe fazer isso. Sabe porque já demonstrou, quandocolocou uma política de bolsa escola dirigida para setores quenão tinham [recursos]; colocou políticas de bolsa família asetores que não tinham [recursos]; por que não pode colocar umapolítica de informática a setores que não têmacesso a informática?", afirmou Jacobo.

Osecretário de Educação a Distância, doMinistério da Educação, Carlos EduardoBielshowsky, disse que a expectativa é de que, até 2010,todas as escolas públicas tenham computadores conectados àrede mundial.

“Ogoverno tem feito um esforço, e por conta disso nós játemos todas as escolas de ensino médio com laboratóriosde informática. Até 2010, nós teremos, nãosó as escolas de ensino médio, mas todas as 132mil escolas públicas brasileiras com laboratórios deinformática conectados em rede".

Deacordo com o secretário, este ano, serão entregues 13mil laboratórios e, até o próximo ano, mais 29 millaboratórios serão instalados em escolas de ensinofundamental.

Oestudo também aponta estratégias para diminuir asdiferenças, como o desenvolvimento e a consolidação da  infra-estrutura deacesso; o desenvolvimento do domínio dashabilidades básicas para o uso do computador pela população e o oferecimento de conteúdos úteis, de interesse da populaçãoe apropriados para as novas tecnologias.