Hugo Chávez critica Congresso brasileiro

01/06/2007 - 10h16

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticou o pedido feito pelo Congresso brasileiro para que ele renovasse a concessão da Rádio Caracas Televisión (RCTV), segundo informações da Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

De acordo com a ABN, Chavéz lamentou o fato de o Congresso brasileiroser dominado pelos movimentos e partidos de direita. Ele disse que oscongressistas brasileiros deveriam se preocupar com os problemas dopaís.

“A esses representantes da direita brasileira, eu possso lhes dizer que é mais fácil que o impérioportuguês voltasse a se instalar no Brasil do que o governo daVenezuela devolver a concessão, que já terminou, a uma emissora daoligarquia”. As declarações de Chávez foram feitas nesta quinta-feira(31) durante  visita do secretário geral do Partido Comunista doVietnã, Nong Duc Manh à Venezuela.

Opresidente da Venezuela disse também que é muito triste o fato de oCongresso brasileiro ser subordinado ao congresso norte-americano e deucondolências ao povo brasileiro, que segundo ele “não merece que esseCongresso (o brasileiro) repita o que Washington diz”.

A concessão da RCTV venceu no último domingo (27) e não foi renovada pelo governo venezuelano. Com isso, desde segunda-feira (28) o canal foi ocupado pela estatal Televisora Venezolana Social (Tves). Na quarta-feira (30), o Senado Federal brasileiro aprovou um requerimento com o pedido para que Chávez devolva a concessão da RCTV. O presidente venezuelano considerou  "lamentável" a atitude dos parlamentares brasileiros.