Especialistas discutem em Recife estratégias para aprimorar cultivo do camarão

01/06/2007 - 6h10

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife -

Especialistas de todo o país debatem hoje (1º) em Recife temas comoprodução, embalagem, armazenagem e comercialização do camarão. Eles participamde seminário promovido pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), emparceria com os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Agricultura.

Segundo Frederico Cavalcanti, diretor de Pesquisa do Itep, a idéia édefinir prioridades para melhorar o cultivo do camarão no Brasil, em função dasexigências do mercado internacional. Eledestacou que durante o encontro será instituído um comitê formado porpesquisadores, técnicos, instituições governamentais e associações deprodutores para trabalhar na elaboração de normas que irão compor o processo decertificação da carcinicultura.

“Os importadores estão mais cuidadosos comrelação à compra de produtos alimentícios. A normatização fará com que osprodutores brasileiros tenham acesso atécnicas de cultivo modernas, que vão gerar mais lucro com menor uso de produtosagroquímicos”, disse.

Dados da Associação Brasileira deCriadores de Camarão (ABCC) indicam que o Nordeste é responsável pela produçãode 90% do crustáceo cultivado no país. O camarão produzido na região éexportado principalmente para os países da Comunidade Européia.

O seminário vai reunir produtores, empresários, representantes deentidades de classe, instituições de pesquisa, governo federal e universidades.

Um dos conferencistas é Felipe Suplicy, coordenador de Maricultura daSecretaria Especial de Aqüicultura e Pesca.