ProJovem em Curitiba entrega certificado aos 367 alunos da primeira turma no estado

03/04/2007 - 10h45

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - A formaturada primeira turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens(ProJovem) de Curitiba, será hoje (3), às 19h, noteatro Ópera de Arame. Segundo a coordenadora do programa,Luciane Fagundes, 367 alunos vão receber o certificado deconclusão do Ensino Fundamental e de qualificaçãoprofissional.

“Eles foram avaliados pelo Centrode Políticas Públicas e Avaliação daEducação (Caeb) e obtiveram o melhor desempenho do paísem matemática. Em língua portuguesa ficaram com asegunda colocação, perdendo para Porto Alegre (RS).Eles estão, portanto, entre os melhores que participam doprograma em todo o país”.

O ProJovem faz parte da PolíticaNacional de Juventude, do Governo Federal. Foi implantado em 2005,sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidênciada República em parceria com os ministérios daEducação, do Trabalho e Emprego e doDesenvolvimento Social e Combate à Fome. No Paraná, porenquanto, segundo a coordenadora, o ProJovem se desenvolve apenas nacapital.

O estado recebeu doprograma recursos da ordem de R$ 4 milhões que foramaplicados na qualificação profissional desses jovensnas áreas de telemática, alimentação ematalmecânica. “Esses recursos serão suficientes paraa formação de uma segunda turma, com 380 alunos,que está em curso, com previsão para conclusãodas atividades em junho”, disse Luciane Fagundes.

Ana Letícia Soares, 22 anos,disse à Agência Brasil que o ProJovem surgiu comouma bênção em sua vida. Aos 15 anos, ela teve oprimeiro filho e “ficou bem complicado sobrar tempo paraestudar”. Aos 20 anos teve o segundo filho. “O incentivo mensal,pago pelo governo, de R$ 100,00 foi suficiente para pagar a babáque cuidou dos meus filhos”.

Segundo Letícia , como fazparte do currículo a realização de açõescomunitárias, todos os sábados, juntamente com colegasde sala, trabalhou no bairro onde mora, o Cajuru. “Foi um trabalhoútil, mas que a gente se divertia e aprendia também,como por exemplo, pintar os muros da escola”.