Queda na exportação de frango em 2006 baixou o preço do produto no mercado interno, diz IBGE

30/03/2007 - 15h49

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O consumidor brasileiro se beneficiou da queda de 6,38% registrada nas exportações de frango em 2006. Segundo a analista do departamento de Agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Adriana Santos, a retração nas vendas para o exterior, principalmente a partir do segundo semestre, levou a uma queda de 12% no faturamento e elevou a oferta do produto no mercado interno. Por causa disso, o quilo do frango chegou a custar cerca de R$ 1.

“Devido à restrição da comercialização externa, a produção de frango foi redirecionada para o mercado interno. Com isso, houve aumento da oferta do produto e, conseqüentemente, redução do preço para o consumidor final”.

Em contrapartida, e apesar do surgimento de focos localizados de febre aftosa, as exportações da carne bovina chegaram a crescer 12% no ano passado. Isso fez com que o abate de bovinos crescesse 7,8%, em relação a 2005.

Os dados, divulgados hoje (30), fazem parte das pesquisas trimestrais do IBGE sobre Abate de Animais, Aquisição de Couro e Produção de Leite e de Ovos e Galinhas.

Os levantamentos indicam que, entre 2000 e 2006, o abate de animais cresceu 76,9%. Houve aumento também na produção de leite e ovos no país.