Alfredo Nascimento volta ao comando do Ministério dos Transportes

29/03/2007 - 11h21

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Alfredo Nascimento volta hoje (29) ao Ministério dos Transportes, pasta que comandou de março de 2004 a março de 2006.  Ele substituirá o atual ministro Paulo Sérgio Passos. Nascido em Martins (RN), Nascimento vive há 30 anos em Manaus (AM), estado pelo qual foi eleito senador em 2006, pelo Partido Liberal (PL). O ministro tem 51 anos é formado em Letras e Matemática, e tem cursos de Administração de Pessoal, Administração de Materiais e Auditoria de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Nascimento já foi vice-governador do Amazonas, secretário estadual de Administração e da Fazenda, secretário extraordinário da Prefeitura de Manaus, secretário municipal de Administração, de Economia e Finanças, presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus, da Comissão de Licitação do Governo do Estado e coordenador de projetos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O atual ministro dos Transportes também ocupou os cargos de superintendente da Zona Franca de Manaus, de presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Amazonas (Prodam), além de presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Amazonas (BEA).

Antes de aceitar o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o ministério, Nascimento estava em seu segundo mandato como prefeito de Manaus. Foi eleito por dois anos consecutivos (2000 e 2001) como o melhor prefeito do país em pesquisa realizada pela Revista Isto é e pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Nascimento foi destaque nacional na entrega do prêmio Top Ten de Excelência Administrativa, em São Paulo. A premiação foi resultado de uma pesquisa realizada entre os dias 15 de julho e 1º de agosto de 2003, em todo o país, para avaliar o desempenho dos prefeitos das capitais. A pesquisa foi feita pelo Instituto Brasmarket em convênio com a Força Sindical, que representa 1,6 mil sindicatos, num total de 14 milhões de trabalhadores em todo o país. Ele foi eleito o melhor prefeito do país e recebeu mais 15 prêmios na área de gestão administrativa. Esta foi a sexta vez, em seis anos de mandato, que uma pesquisa nacional deu destaque à administração do prefeito Alfredo Nascimento.