Em experiência inédita, Agência Brasil inaugura coluna do ouvidor

22/03/2007 - 15h45

Sabrina Craide e Aloisio Milani
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A partir de amanhã (23), os veículos da Radiobrás terão mais espaço para a opinião de seus leitores, ouvintes e telespectadores por meio do trabalho do ouvidor Paulo Sérgio Machado, que assumiu o cargo no início deste ano. A Ouvidoria da Radiobrás, que já funciona desde 2002, amplia seu trabalho e passa a ter espaços semanais na Rádio Nacional, na TV Nacional e na Agência Brasil. O objetivo é mostrar comentários, sugestões e críticas sobre as coberturas jornalísticas de cada veículo.Ouvidorias são canais permanentes de diálogo com os cidadãos e atuam sob sua demanda. Um trabalho que difere um pouco do conceito de ombudsman, palavra de origem sueca que significa "representante" ou "procurador". Nos veículos de comunicação, o papel do ombudsman é, além de ouvir as reclamações e sugestões, fazer uma análise crítica sobre o trabalho do próprio veículo. Atualmente, no Brasil, apenas dois jornais impressos possuem uma coluna para o trabalho de um ombudsman: Folha de S.Paulo e O Povo.No caso da Agência Brasil, uma das agências de notícia da Radiobrás, a presença de um ouvidor será uma iniciativa inédita dentro da internet. A Coluna do Ouvidor, que será publicada todas as sextas-feiras, irá avaliar as matérias publicadas na agência, de acordo com as demandas dos leitores. Na rádio, a participação do ouvidor será no programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, que vai ao ar das 6 horas às 8 horas, em rede nacional. Na TV Nacional, o espaço reservado ao ouvidor será nos telejornais Repórter Nacional, veiculado às 8 horas e às 21 horas.De acordo com o ouvidor da Radiobrás, Paulo Sérgio Machado, a ouvidoria também prevê um programa de educação para a mídia, que irá ajudar a formar jovens estudantes para fazer uma crítica dos meios de comunicação. A proposta surge a partir de uma parceria com universidades para analisar conteúdo levado ao ar pela Radiobrás. "Este é um trabalho de formação e de informação do público, que é uma das funções da ouvidoria", explica.Ele afirma que o principal parâmetro da ouvidoria será o direito à informação, contemplado pela Constituição Federal e pela missão da Radiobrás. "Alem disso, todos os parâmetros que usamos para o nosso trabalho e que estão contemplados no Manual de Jornalismo da Radiobrás vão nortear a analise crítica que faremos na ouvidoria", diz Machado, lembrando que os jornalistas da Radiobrás estão submetidos, além do Código de Ética da Profissão, ao Código de Ética do Funcionalismo Publico.O ouvidor da Radiobrás diz que outro objetivo da ouvidoria é completar o ciclo da comunicação entre os jornalistas, que produzem as notícias, e os receptores. "A comunicação pressupõe emissão e recepção. Mas quem emite geralmente não está acostumado a receber, e vice-versa", explica. Paulo Sérgio Machado acrescenta que o trabalho da Ouvidoria vai permitir ao jornalista avaliar o trabalho realizado e melhorar a comunicação com o leitor.