Defesa Civil alerta para chuva forte em nove estados e no Distrito Federal

21/03/2007 - 18h19

Agência Brasil

Brasília - A Secretaria Nacional daDefesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou, há pouco, alerta de chuva forte hoje (21) no Distrito Federal e em noveestados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Na Região Norte, otempo permanece instável com pancadas de chuva em Tocantins e no Pará.Áreas de instabilidade tropical dão origem a nuvens carregadas queprovocarão pancadas de chuva no Amazonas e em Rondônia. Em algunsmomentos, a chuva pode ser de forte intensidade,acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50quilômetros por hora, principalmente no sul, sudoeste e centro do estado do Pará.Os temporais atingem também o centro-leste do Amazonas e o norte deRondônia.

Na Região Nordeste, a previsão é de tempo instável com pancadas de chuvano Maranhão. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, aspancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhada dedescargas elétricas, principalmente no centro-sul do estado.

No Centro-Oeste e no Sudeste, áreas de instabilidade formam nuvenscarregadas e profundas, provocando pancadas de chuva no DistritoFederal. Em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso o tempo segue instávelcom pancadas de chuva. A Sedec alerta que a chuva pode ser de forteintensidade, acompanhada de descargas elétricas, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60quilômetros horários, especialmente no Distrito Federal; no oeste e sul de Goiás ; na Zona daMata, no sul e centro de Minas Gerais e no norte, centro e leste doMato Grosso.

A permanência de uma frente fria no oceano, na altura do litoral da Região Sudeste, faz com que o tempo continue instável com pancadas de chuva noestado do  Rio de Janeiro. Persiste o alerta de que, em algunsmomentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargaselétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros por hora, especialmente naregião de Duque de Caxias, na capital fluminense e na região de SãoGonçalo.

Os alertas preventivos emitidos para os estados de Rondônia, Amazonas e Maranhão baseiam-se em informações do Centro Nacional de Previsãode Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os alertas preventivos enviadosaos demais estados tiveram como base as informações do InstitutoNacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.