Lula quer que Plano de Desenvolvimento da Educação seja da sociedade

19/03/2007 - 7h26

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o Plano deDesenvolvimento da Educação seja construído junto com a sociedade. Nasemana passada, as propostas foram apresentadas a educadores do país. Aidéia, segundo Lula, é mostrar o plano também para o Conselho Políticoda Coalizão, que reúne líderes e presidentes dos 11 partidos da basegovernista. “Nós não queremos que o programa seja do Ministérioda Educação, seja do governo. Nós queremos que o programa seja dasociedade brasileira, mais ou menos como nós fizemos na reformauniversitária”, afirmou hoje (19) em seu programa  semanal derádio Café com o Presidente. O ministro daEducação, Fernando Haddad, participou do programa e explicou que umadas principais ações do plano é a criação da Provinha Brasil, quevai avaliar se alunos entre seis e oito anos de idade das escolaspúblicas estão sendo alfabetizados. O teste deverá ser semelhante aoexame Prova Brasil, que já é aplicado a estudantes de quarta eoitava séries do ensino fundamental.  “Se você não fizerum acompanhamento dos alunos desde os seis anos, quando você constataque esse aluno não está com conhecimento condizente com a sua idade naquarta série, muito pouco se pode fazer para recuperar”, disse oministro, explicando que a Provinha Brasil será aplicada pelopróprio professor. Desenvolvida e realizada peloInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep),  a primeira edição da Prova Brasil ocorreu em novembro de2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais deEducação. O exame foi realizado em 5.398 municípios de todas asunidades da federação, avaliando 3,3 milhões de alunos de quarta eoitava séries do ensino fundamental.Foram aplicadas provasde Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática, com questõeselaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas noscurrículos de todas as unidades da federação e, ainda, nasrecomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além das provas,os estudantes responderam a um questionário que coletouinformações sobre seu contexto social, econômico e cultural.