Leia a íntegra do programa Café com o Presidente

19/03/2007 - 7h39

Agência Brasil

Brasília - Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Bom dia, presidente.Presidente: Bom dia, Luiz.Apresentador:Presidente, o plano do governo para melhorar a qualidade da educação,apresentado na semana passada, foi bem recebido pela maioria doseducadores que vieram a Brasília discutir as propostas com o MEC. O queé que tem de novo nesse Plano de Desenvolvimento da Educação?Presidente:Luiz, primeiro, o plano foi muito bem recebido. Acho que foi um acertoextraordinário convocar educadores de todo o Brasil para que o ministroFernando Haddad apresentasse o programa. O mesmo nós vamos fazer com oConselho Político, chamar todos os líderes e fazer uma apresentação,porque nós não queremos que o programa seja do Ministério da Educação,seja do governo. Nós queremos que o programa seja um programa dasociedade brasileira, mais ou menos como nós fizemos na reformauniversitária. Mas, para falar sobre o programa de educação que nóspretendemos implantar, nada melhor do que o próprio ministro FernandoHaddad, que hoje é nosso convidado especial. Essa pergunta, Luiz, seriaimportante que o Fernando Haddad respondesse. Então, você pode fazer apergunta para o Fernando Haddad.Apresentador: Ministro, bom dia. O que é que tem de novo nesse Plano de Desenvolvimento da Educação Brasileira?Ministro: Bom dia, presidente. Bom dia, Luiz. Bom, trata-sede 20 ações que vão desde a construção de creches, onde não há ofertade educação infantil, até bolsas para pós-doutorado, ou seja, para queos doutores formados nas nossas universidades não deixem o país. Mas agrande ênfase desse plano é a qualidade da educação básica. Nós, em2005, realizamos uma prova chamada Prova Brasil, que foi aplicada a 3,3milhões de estudantes da quarta e da oitava séries do ensinofundamental. Com base nisso, nós temos hoje uma grande radiografia dasescolas que vão bem, das escolas que não vão tão bem, dos sistemasmunicipais que estão em patamares de desenvolvimento equivalentes aosde países desenvolvidos, sistemas municipais que estão muito aquém dodesejado. Agora, trata-se do Ministério da Educação apoiar aquelessistemas que estão com os piores indicadores e promover a qualidade emtodo o país.Lula: Luiz, eu tenho demonstrado ao ministroFernando Haddad uma preocupação - nós temos que ajudar os professoresbrasileiros a se reciclarem. Com o piso dos professores, a gente,certamente, vai melhorar o nível e a vontade deles de participar. Eupenso que a proposta foi bem aceita pelo conjunto da sociedade, porquetodo mundo sabe que nós precisamos melhorar a educação no Brasil. Ministro:O presidente colocou uma questão essencial. Nessa prova da quarta e daoitava séries, o que ficou demonstrado é que se você não fizer umacompanhamento dos alunos desde os seis anos, quando você constata queesse aluno não está com conhecimento condizente com a sua idade naquarta série, há muito pouco que se pode fazer para recuperar. Então,uma das propostas deste Plano de Desenvolvimento da Educação é fazer umacompanhamento individualizado a partir dos seis anos. É uma provinha,chamada Provinha Brasil, que vai ser aplicada pelo próprio professor,mas para garantir alfabetização no máximo até os oito anos de idadepara todos os brasileiros. Uma segunda questão que o presidente fezreferência é a questão da valorização e formação dos professores.Valorização mediante fixação do piso nacional do magistério. Nós temoshoje 50% dos nossos professores ganhando menos de R$ 800 por mês, poruma jornada de 40 horas.Apresentador: Esse quadro vai mudar, ministro?Ministro: Esse quadro muda com a fixação do piso que vai ser encaminhado ao Congresso Nacional até o final de março.Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente.Hoje falamos sobre as propostas para melhorar a educação no Brasil ecom a participação especial do ministro Fernando Haddad. Ministro,aqueles municípios com situação mais preocupante na educação, o queeles vão receber do governo?Ministro: Depende muito dacapacidade financeira do município, porque há municípios que estão combaixo indicador de qualidade, mas têm recursos. Esse município precisade apoio técnico do governo federal. Mas há municípios que, além de umbaixo indicador de qualidade, não têm capacidade financeira. Essemunicípio tem que receber tanto apoio técnico quanto apoio financeiro.Presidente:Eu penso que nós estamos dando um passo acertado, Luiz, é um passogigantesco. Nós estamos convencidos no governo de que sem esse passo, agente não vai resolver o problema da educação no Brasil e, muito menos,o problema da juventude. Veja que são dois problemas: melhorar aqualidade dos meninos que entram na escola agora e trazer de volta osmeninos que já saíram da escola por falta de esperança, por falta deinteresse, ou seja, as mães quando seus filhos vão para escola, o que amãe fica sonhando e esperando é que o filho esteja aprendendo. Agora,se a escola não ensina direito, se o menino não está motivado, nóstemos que descobrir como fazer para resolver esse problema. Então,aquilo que eu disse no discurso da posse - sabe, nós vamos terminar onosso mandato com internet banda larga em cada escola municipalbrasileira, na escola pública. Nós vamos permitir que os brasileirossejam tratados em igualdade de condições. Uma dessas condições quegarante cidadania é você permitir que eles tenham acesso à internet nomais longínqüo município brasileiro.Apresentador: OK, presidente. Obrigado e até a próxima semana com mais um Café com o Presidente.Presidente: Obrigado a você, Luiz.Apresentador: Obrigado, ministro Fernando Haddad pela sua participação aqui no programa.Ministro: Obrigado, Luiz. Obrigado, presidente.Apresentador: Se você deseja enviar alguma sugestão para o MEC em relação à  educação brasileira, escreva para o endereço eletrônico pde@mec.gov.br. Até semana que vem com mais um.