Internet pode ajudar consumidor a ter informações sobre empresas e produtos

14/03/2007 - 19h53

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma ferramenta paraque os consumidores possam obter informações sobre empresas ou produtos é ainternet. Nela, é possível acompanhar a trajetória de cada empresa eaté formar mobilizações pró ou contra organizações. A rede tem, por exemplo, diversas manifestações contra empresas que fazem experiências com animais, como a indústria de cosméticos, ou produtos que contém transgênicos.“A internettem um papel fundamental nas mobilizações, porque, com ela, podem serdisseminadas informações que não aparecem na mídia tradicional”, afirmaa pesquisadora Marta Caputo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estadode São Paulo.Segundoa pesquisadora, que também é mestranda em comunicação pelaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), o consumidor deve utilizar a internet para pesquisardenúncias contra empresas, normalmente feitas pela própria população.Marta Caputo alerta, no entanto, que o internauta deve sempre procurarfontes confiáveis e, se possível, entrar em contato com quem faz adenúncia.“Não podemos correr o risco de acreditar em uma falsaacusação. Por isso, é importante também ter um espírito investigativopara verificar a autenticidade das acusações”, afirma a pesquisadora,lembrando que a internet também é uma grande fonte disseminadora de boatos.Emum estudo denominado “Boicote e Consumo Crítico: Práticas para oexercício da cidadania”, Marta Caputo afirma que, após o surgimento dainternet, comunidades virtuais vêm se organizando, em todo o mundo, emtorno dos mais diversos interesses.“Movimentos ativistas, das maisdiversas naturezas, utilizam-se desse veículo para distribuir seusmanifestos, disseminar suas idéias, organizar passeatas, cadastrarmilitantes, simpatizantes e voluntários, no sentido de se fazerem ouvirem suas reivindicações, aspirações e opiniões”, avalia.