Cidadão libera em média 2 toneladas de gás carbônico por mês na atmosfera, estima ONG

04/03/2007 - 1h40

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A organização não-governamental (ONG) Iniciativa Verde calculaque cada cidadão libera em média 2,07 toneladas de gás carbônico ou dióxido decarbono na atmosfera por mês.

Na página eletrônica da ONG(www.thegreeninitiative.com), é possível calcular a emissão individual dosgases que causam o efeito estufa e a quantidade de árvores que cada pessoadeveria plantar para neutralizar isso. O cálculo leva em consideração o consumode energia elétrica, de gás de cozinha e o tipo de transporte utilizado.

Em relação ao consumo de energia elétrica, a ONGconsidera que o consumo médio por pessoa é de 100 quilowatts-hora por mês, o que gera umaemissão de 0,32 tonelada de CO². Por ano, a emissão passa a ser de 3,84toneladas desse gás por habitante.

Sobre o consumo de gás de cozinha por pessoa,  olevantamento mostra que no Brasil a média é de quatro milímetros cúbicos pormês (ou três botijões por ano), o que perfaz uma média de 0,20 tonelada deCO². Por ano, a emissão é de 2,4 toneladas.

Por último, a ONG considerou a média de combustível fóssil(petróleo e derivados) queimado por habitante, levando em conta que cada pessoapercorre cerca de 850 quilômetros por mês. Em um carro pequeno movido agasolina, com motor  até 1.4, cada pessoa liberaria 1,55 tonelada de CO²na atmosfera por mês, ou 18,6 toneladas por ano.

Resumindo, se uma pessoa consumir esses valores médios deenergia elétrica, de gás e de combustível, estará liberando na atmosfera 2.07toneladas de gás carbônico por mês, em média, ou 24,84 toneladas por ano. Paracompensar esses níveis de emissões, a Iniciativa Verde recomenda que cadacidadão plante 14 árvores por mês ou 168 por ano, já que as árvores absorvem ogás carbônico.

Se você achou essa meta difícil de cumprir, saiba queexiste outra maneira de compensar o meio ambiente: diminuir a emissão dodióxido de carbono pessoal na atmosfera. O diretor da Iniciativa Verde, OsvaldoMartins, recomenda que se consuma menos de tudo. Segundo ele, o que vai mudar oatual quadro de emissão de gases é a mudança de comportamento.“Primordialmente o que a gente deveria fazer é consumir menos de tudo.Diminuir desde o nosso consumo de energia elétrica, apagando a luz quando saide um ambiente, substituindo o nosso chuveiro elétrico por um aquecimento maiseficiente, utilizando mais o transporte público, dando carona para pessoas,tentando otimizar o uso dos recursos naturais, reduzindo o consumo e consumindode maneira mais consciente”.