Açúcar responde por dois terços do valor registrado de exportações de orgânicos

04/03/2007 - 18h23

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O açúcar responde por dois terços das exportaçõesbrasileiras de produtos orgânicos, segundo estatísticas do Ministério doDesenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Dos US$ 5,56 milhõesembarcados para o exterior entre agosto de 2006 e janeiro deste ano, US$ 3,75milhões (67,5%) referem-se às vendas de açúcar. Em segundo lugar está amanteiga, com 7,9% das exportações de orgânicos. Os valores foram divulgadosesta semana pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) do ministério.As exportações de orgânicos começaram a ser monitoradas pelaCamex em meados do ano passado. Essa primeira série de seis meses mostra umapauta diversifica, mas bastante pulverizada. Café não torrado é o terceiro itemmais vendido no exterior, responsável por 6,8% das exportações. Na seqüênciaaparecem cacau em pó (3,4%), mangas frescas ou refrigeradas (3,3%) e cogumelos(2,7%). A lista de produtos inclui, ainda, tapioca, farinha de soja, óleo desoja, flocos de cereais, abacaxi, banana, coco e outros. Um dos objetivos do governobrasileiro – por meio da Agência de Promoção de Exportações eInvestimentos (Apex-Brasil), ligada ao ministério – é mudar a imagem do país, para quepasse de provedor de ingredientes a fornecedor de produtos finalizados comobiscoitos, sucos, geléias e até cosméticos.Segundo dados da Apex, o mercado internacional absorveatualmente 70% da produção brasileira de orgânicos. Os Estados Unidos,principal parceiro comercial brasileiro, consumiram, de agosto de 2006 ajaneiro deste ano, 41,2% das exportações, equivalentes a US$ 2,28 milhões. Osegundo destino dos produtos orgânicos brasileiros foi a Holanda – para láseguiram 29,5% das vendas (US$ 1,63 milhões). O Canadá aparece como trceiromaior comprador, responsável por 9,9% do total de embarques no período, seguidode Japão (9%), Reino Unido (4%), França (4%) e Itália (1,1%). O Brasil tambémexporta orgânicos para Suécia, Dinamarca, Austrália, Coréia do Sul, NovaZelândia, Tailândia e Hong Kong.O Brasil participou da maior feira internacional de produtosorgânicos, a BioFach, realizada em fevereiro na Alemanha, com um estande de 445metros quadrados. Ofereceu desde produtos tradicionais, como o café e acachaça, até barrinhas de frutas tropicais, açaí, mel, própolis, conservas,destilado de mandioca, castanhas de caju e do Brasil, roupas de algodão ecosméticos. De acordo com o Apex-Brasil, no evento foram fechados negócios daordem de US$ 850 mil e a perspectiva é de fechamento de outros US$ 17 milhõesem vendas nos próximos 12 meses.