Estação de trem no interior paulista tem primeiro edital do PAC

08/02/2007 - 17h59

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O primeiro edital de licitação de uma obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado hoje (8), em Araraquara, interior paulista. A obra irá transferir uma linha férrea que corta a cidade para fora do centro urbano. O empreendimento vai receber R$ 145,9 milhões do governo federal até ano que vem, segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que esteve presente ao lançamento do edital.O edital será publicado amanhã (9) no Diário Oficial da União e a previsão é de que o trâmite burocrático esteja concluído dentro de 120 dias para que as obras comecem ainda neste primeiro semestre. A conclusão deve ocorrer até o primeiro semestre de 2009.Embora a ação esteja marcando o início da série de obras previstas no PAC, o projeto já estava preparado e aprovado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela licitação, e que obteve a licença ambiental , em dezembro do ano passado.O projeto envolve a instalação de um contorno ferroviário com 17 quilômetros de extensão, que será integrado a um pátio de grande porte, Pátio Ferroviário de Tutóia, com cerca de 30 quilômetros de linhas para cruzamento de trens, manobras e estacionamento de vagões. No mesmo espaço, que fica na região leste da cidade, será criado um novo complexo para oficinas de manutenção preventiva, posto de abastecimento, escritório e controle operacional.“Essa obra é muito importante porque além de resolver o que o presidente Lula chama de “os gargalos da economia, vamos contornar um problema de convivência gerado em uma cidade que cresceu muito”, afirmou o ministro.Ele observou que Araraquara, hoje com cerca de 200 mil habitantes, prosperou em torno das atividades vinculadas à ferrovia, que antes tinha uma significativa importância para o transporte de passageiros e, hoje, para o escoamento de produtos, principalmente, agrícolas.No entanto, “o barulho, morosidade dos trens, os acidentes e riscos de novos casos acabaram gerando transtornos que ,agora, tentaremos resolver”,pontuou Paulo Bernardo.Os trilhos que passam pelo centro dessa cidade, pertencem à linha férrea que liga a cidade de Santa Fé do Sul (SP), distante 665 quilômetros da capital paulista, ao Porto de Santos. Operada pela antiga Fepasa, a linha hoje está sob concessão da América Latina Logística (ALL). Por ela são escoados tanto a produção de grãos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região como a produção de álcool, suco de laranja e demais mercadorias agrícolas do interior do Estado de São Paulo destinadas à exportação, esclarece o prefeito Edinho Silva.Apesar da importância econômica,o prefeito salientou que a localização no centro da cidade virou um grande incômodo, pois além de separar a cidade, os incidentes são constantes. Ele informou também que uma comissão técnica formada por integrantes do governo federal e do município vão estudar a melhor maneira de ocupar o espaço desativado, uma área de um milhão de metros quadrados pertencentes à União.