Chuvas provocam estragos nas rodovias de todo o país

15/01/2007 - 18h20

Aline Bravim
Da Agência Brasil
Brasília - A chuva voltou a provocar estragos noúltimo fim de semana. As regiões mais afetadas foram o Sudeste e oCentro-Oeste. Na BR-263, que liga o norte ao sul do país, por exemplo,os temporais abriram uma cratera na BR-163, entre os quilômetros 465 e490. O buraco tem dez metros de profundidade e 25 de extensão. Osveículos estão sendo obrigados a passar pelo centro da capitalsul-matogrossense, Campo Grande.

ODepartamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) aindanão tem previsão de quando o tráfego na BR-163 será normalizado. NaBR-101, que liga o Rio de Janeiro ao Espírito Santo, já está sendoreconstruído um trecho no Km 62,7, na altura do município fluminense deCampos. O buraco tem 20 metros de diâmetro, mas não impede a passagemde carros.

 Em Mato Grosso,trabalhadores tentam reparar os danos causados à ponte sobre o RioGarças, na BR-070, próximo à divisa com Goiás. O Dnit informa que,apesar do tráfego do local permitir a passagem de carros de passeio, osveículos pesados estão impedidos de passar pela ponte e têm de fazer umdesvio pela MT-100, que liga Barra do Garças ao município deAraguaiana.

Segundo nota divulgada peloDnit, o governo federal liberou mais de R$ 170 milhões para reparar osestragos causados pelas chuvas em algumas rodovias do país. Só emtrechos danificados de estradas federais dos estados do Rio de Janeiroe do Espírito Santo e no Distrito Federal, serão aplicados R$ 53,7milhões.

A previsão do Instituto Nacional deMeteorologia (Inmet) é que as chuvas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste,Norte e Nordeste (no interior) durem até março. Na Região Norte, aschuvas podem se estender até abril. Segundo a assessoria daSecretaria da Defesa Civil, as principais regiões em alerta sãoSudeste, Centro-Oeste e Norte, onde as chuvas devem continuar durantetoda a semana.