Artesãs do projeto Talentos do Brasil apresentam coleções em feira de moda

15/01/2007 - 15h50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Começa amanhã (16) a edição outono-inverno 2007 de uma das maiores feiras de moda do país, a Fashion Rio. Na programação do evento, está prevista a Bolsa de Negócios Fashion Business.Nela, artesãs ligadas ao projeto Talentos do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vão expor coleções elaboradas nos estados de Minas Gerais (Maior Idade e Linha doHorizonte), Piauí (Pedra I de Pedro II), Paraíba (Labirinto e Bordado doAgreste e Brejo Paraibano) e Rio Grande do Sul (Criola).De acordo com a coordenadora do projeto, Patrícia Mendes, nas três edições anteriores da Bolsa Fashion Business, as artesãs comercializaram R$ 260 mil. Por meio do programa do governo federal, elas recebem informações sobre gestão e organização coletiva. As participantes são necessariamente ligadas à agricultura familiar.A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar e conta com parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dos Sebraes nos Estados e, mais recentemente, da Petrobras.“Um dos pilares principais é o acesso ao mercado direto desses grupos estruturados e organizados para que eles possam competir de igual para igual com empresas privadas”, explica Patrícia Mendes.Atualmente, o projeto Talentos do Brasil é formado por 12 grupos de artesãs de nove estados brasileiros. Atende mais de dois mil artesãos de 46 municípios. Em alguns estados, como a  Bahia, existem três grupos em funcionamento. As artesãs que integram o projeto já desenvolveram 14 coleções de produtos ligados à moda nacional. “A cada ano está sendo feita uma avaliação, juntamente com  os grupos de artesãs e parceiros envolvidos. O planejamento para 2007 e 2008 será iniciado ainda este mês e buscará promover a auto-sustentabilidade desses grupos no meio rural”, diz a coordenadora do projeto.“Temos que avaliar junto com as artesãs as lições aprendidas e o que houve de retorno para elas. É muito positivo inserir os produtos no mercado, ter qualidade, ter um espaço no Fashion Business e em outros mercados. Dá uma visão muito profissional e empreendedora  do que realmente acontece in loco.”