Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Nem sempre brasileiros, argentinos, paraguaios, uruguaios evenezuelanos têm informações sobre o que se passa nos países vizinhos. Na buscada integração regional, as empresas públicas de comunicação podem exercerpapel importante, veiculando notícias e produções culturais das naçõesvizinhas. A Telesur, idealizada na Venezuela, é um exemplo de como podefuncionar esse intercâmbio.“O que estamos fazendo é abrir uma janela para que toda asociedade dos países latino-americanos se veja refletida por meio datelevisão”, destacou a diretora de assuntos internacionais da Telesur, EstherHernández Rosas.A Telesur é uma empresa interestatal de televisão, quenasceu com o propósito de unir os povos e países da América Latina. Tem comosócios Argentina, Bolívia, Cuba, Uruguai e Venezuela e é veiculada em 17 paísesda América Latina.Segundo Rosas, a idéia é que os próprios latinos se mostremcomo são, sem interferência de qualquer “imperialismo comunicacional”. “Odia-a-dia do latino, se não era delinqüência ou narcotráfico, não era notícia[nas TVs comerciais]”, afirma. “Queremos agora que brasileiros mostrem acultura do Brasil, venezuelanos mostrem a cultura da Venezuela e assim pordiante”, completa.O vice-presidente da Telesur, Aram Aharoniam, destacao papel da comunicação pública nesse processo. “As emissoras comerciais queremsomente uma integração comercial, onde possam fazer negócios. Esse processo deintegração não pode ser somente comercial e eminentemente governamental. Osmovimentos sociais têm de se unir a esse processo”.
De acordo com Esther Hernández Rosas, os noticiários, asmesas redondas e os programas culturais produzidos pela Telesur sãoretransmitidos por emissoras públicas, comunitárias e da iniciativa privada dospaíses latino-americanos. “O sinal da Telesur é livre, gratuito”, diz adiretora. Na Telesur, 80% da programação é de conteúdo informativo,jornalístico. O restante, filmes e documentários dos países latinos. A empresatem 13 correspondentes fora da Venezuela.Para a diretora, assim como faz a Telesur, emissoraspúblicas de vários países podem transmitir de forma freqüente notícias eproduções latino-americanas. “É importante que cada emissora se dê conta dopapel da televisão pública na integração. Assim como a Telesur leva a notícialatino-americana, cada um tem a sua televisão pública para levar aos demaispaíses informações sobre os latinos”. O exemplo da Telesur será discutido em um seminário emBuenos Aires (Argentina) entre os dias 10 e 12 de janeiro. O evento reunirárepresentantes de empresas públicas de comunicação do Mercado Comum do Sul(Mercosul), que discutirão formas concretas de fortalecimento da integração dospaíses do bloco.