Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Para promover a integração dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), oBrasil já conta com uma estrutura de comunicação pública que pode serutilizada. Uma delas é a TV Brasil, canal público internacional do Estadobrasileiro voltado para a integração sul-americana.A TV Brasil será um dos projetos apresentados e debatidos no seminário “AComunicação Pública no Processo de Integração Regional”, que se realiza entreos dias 10 e 12 de janeiro em Buenos Aires, na Argentina. O encontro reunirágestores de empresas públicas de comunicação, que discutirão ações concretaspara o fortalecimento da integração regional do Mercosul.Inaugurado em 2005, o canal tem como objetivo integrar as produçõesculturais e informativas dos países da América do Sul. “Apesar de ser um canalpúblico brasileiro, a TV Brasil busca contribuir para o processo de integraçãoregional”, destacou o coordenador-geral substituto da emissora, Adriano deAngelis.Segundo ele, 93% da programação da TV Brasil é formada por produções vindasde parceiros dos países da América do Sul. “São cerca de 50 acordos decooperação que garante essa troca de conteúdo”. Angelis diz que é importanteintroduzir na programação produções de diversos países para garantir adiversidade dos povos sul-americanos. “Já existe uma produção de qualidade feita com um olhar próprio de cadacomunidade. Por isso, a gente não quer ser o portador da informação deles.Queremos abrir espaço para que eles, a partir de suas próprias produções,entrem na grade da TV Brasil”, destaca.Um dos noticiários da TV Brasil é o “América do Sul Hoje”, um jornal emportuguês, voltado para o público brasileiro, com notícias da América do Sul. Aemissora tem também o “Notícias do Brasil”, em que são veiculadas as principaisnotícias brasileiras, em espanhol, disponibilizadas para a população dos paísessul-americanos.Além da TV Brasil, o país conta com outras estruturas de comunicação quepodem ser utilizadas no processo de integração entre os países do Mercosul,como, por exemplo, as 23 emissoras de televisões educativas.