Tarso Genro pede à população que participe mais da vida política do país

29/11/2006 - 13h42

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Institucionais, TarsoGenro, fez hoje (29) pela manhã um chamamento à população para que participemais da política do país, que, segundo ele, vive um momento de revitalização doprocesso democrático. Tarso falou para uma platéia de agricultores do interiordo país, durante a conferência inaugural do Salão Nacional dos TerritóriosRurais. Ele proferiu  palestra sobre o tema “A importância da participaçãosocial nas políticas públicas”.

Segundo o ministro, tem havido uma espécie deencolhimento, de medo, de ausência das pessoas na cena pública. A imprensabrasileira, afirmou ele, contribuiu para despolitizar as últimas eleições e afastaras pessoas da política. Tarso cobrou mais participação popular no governo.

“A fórmula é mais democracia, não é menosdemocracia; é mais política, não é mais técnica; é mais participação, não émais isolamento", comentou. "E se nós tivermos essa compreensão nós vamos efetivamentecontribuir, na minha modesta opinião, para que nós possamos encaminhar o nossopaís ao seu destino de nação.”Tarso afirmou ainda que o Estado democrático dedireito enfrenta uma crise em todo o mundo e está imobilizado pela “forçanormativa do capital financeiro”. “Uma coisa é um sistema bancário em qualquerpaís viver, por exemplo, da dívida pública, e não do financiamento da produção.Essa é que é uma questão-chave que tem que mudar e aqui no Brasil está mudandoprocessualmente”.