Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife -
Funcionários dos Bancos públicos e privados de Pernambuco, que paralisaram as atividades desde a última terça-feira, para reivindicar, entre outros benefícios, reajuste salarial de 7,5%, prosseguem com o movimento, por tempo indeterminado.
Segundo o último balanço divulgado pelo comando de greve, não funcionaram ontem (28), 161 agências e 11 departamentos dos Bancos Públicos,representando 70% das unidades. O levantamento indica que dos 5.600 empregados da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, mais de quatro mil cruzaram os braços.
Já nos bancos privado, a adesão ao movimento atinge 23 agências de sete instituições financeiras.
De acordo com Leonardo Espíndola, secretário de finanças do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, quatro bancos, Bradesco, HSBC, ABN Real e Unibanco lançaram mão do artifício do interdito proibitório, entrando na justiça para impedir a atividade sindical que vinha sendo realizada nas portas das agências, no sentido de convencer funcionários e clientes a aderir ao movimento. “Três deles conseguiram liminar favorável”, observou.
A população está sendo orientada a recorrer a lotéricas, agências dos Correios e internet, para não atrasar o pagamento de contas.
Uma nova assembléia da categoria está programada para hoje, no final da tarde, na sede do sindicato, quando vão ser definidos os rumos do movimento.