Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A organização não-governamental Greenpeace lança hoje (23), às 10 horas, a campanha “Mudanças do Clima, Mudanças de Vida”. A proposta é mostrar como os impactos das mudanças climáticas já estão presentes na realidade brasileira. Juntamente com a campanha, a ONG lança em Brasília uma exposição fotográfica e uma instalação interativa sobre as mudanças climáticas no Brasil e seus impactos para a população.
A exposição conta com 28 painéis fotográficos com textos explicativos que mostram como o aquecimento global já afeta a vida dos brasileiros. Os visitantes também poderão entrar num túnel interativo para visualizar e sentir os efeitos das mudanças climáticas. A instalação, de 150 metros quadrados de área, reproduz o vento dos tornados e a poluição de escapamentos e chaminés, entre outras coisas.
“O Brasil está na rota das mudanças climáticas e tem que servir de alerta para que a gente busque entender o problema, entender de que forma nós somos vulneráveis e como que nós, individualmente e como sociedade, nossos governos, como a gente pode contribuir para a solução desse problema”, alerta o coordenador da Campanha de Clima do Greenpeace no Brasil, Carlos Rittl. O projeto inclui também um documentário, um relatório e uma cartilha com dicas de como ajudar a restaurar o equilíbrio climático do planeta. A exposição "Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas" está até o dia 25 de agosto no Espaço Cultural da 508 Sul, em Brasília. A mostra é gratuita.